__the feeling blog__: agosto 2010

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PORTISHEAD



Portishead é uma banda britânica de trip hop formada no ano de 1991 em Bristol, Inglaterra. Ela foi formada quando, numa fila de desempregados, Geoff Barrow (samples e letras) encontrou Beth Gibbons (vocal) e  Geoff fazia samples para outras bandas, mas depois que formou o Portishead com outros integrantes de uma banda de jazz, ele passou a se dedicar somente à banda. No início, o Portishead era definido como lo-fi mas depois de algum tempo seu estilo foi modificado para o que é conhecido como trip hop. Portishead é o nome da cidade natal de Geoff Barrow.

A banda foi formada em Bristol em 1991, por Geoff Barrow, Beth Gibbons e Adrian Utley. Anteriormente, Barrow havia trabalhado com artistas como Massive Attack e Tricky, Gibbons cantava em pubs e Utley tocava guitarra com artistas de jazz como Big John Patton e The Jazz Messengers. O trio criou o curta To Kill a Dead Man, inspirado em filmes de espionagem, e sua trilha sonora persuadiu a Go! Beat Records a assinar com a banda.




Discografia:


Dummy (1994)

O primeiro álbum dos Portishead, Dummy, foi lançado em 1994 e seu primeiro compacto foi "Numb". Apesar da aversão da banda à cobertura dos média, o álbum foi bem sucedido tanto na Europa quanto nos Estados Unidos (onde vendeu mais de 150 mil cópias antes mesmo da banda ter realizado turnê pelo país).
Dummy originou dois compactos de sucesso, "Glory Box" (usado no filme Beleza Roubada) e "Sour Times", e proporcionou à banda o Mercury Music Prize em 1995.[5]


Portishead (1997)
Após o sucesso inicial, a banda distanciou-se por três anos até o lançamento do segundo álbum, Portishead. "All Mine" atingiu o top 10 das paradas musicais do Reino Unido.


Roseland NYC Live (1998)
Ainda em 1997, a banda apresentou-se em um concerto com cordas com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque[6] no Roseland Ballroom, Nova Iorque. O álbum Roseland NYC Live apresenta esses novos arranjos com cordas. O concerto também foi lançado em vídeo, originalmente VHS em 1998 e posteriormente DVD em 2002, este com mais material extra incluindo vídeos musicais antigos da banda.


Hiato (1999–2005)
Nos próximos anos, os integrantes concentraram-se em trabalhos solo ou outros projetos, até que em fevereiro de 2005 a banda apresenta-se ao vivo, após sete anos, num concerto em Bristol em pról das vítimas do Terremoto do Índico em 2004.[7] Na mesma época, Barrow revela que a banda estava no processo de composição do terceiro álbum. Em agosto de 2006 a banda disponibilizou novas canções em seu MySpace.


Third (2008)
Em 2 de outubro de 2007, os integrantes da banda anunciaram que o novo álbum, Third, havia sido mixado e estava próximo da conclusão, sendo planejado para lançamento no início de abril de 2008. O lançamento de fato acabou sendo adiado para 28 de abril.










PORTISHEAD- SITE OFICIAL

PORTISHEAD- MYSPACE

CAMERA OBSCURA



A banda Camera Obscura é uma banda de twee pop independente de Glasgow, Escócia, formada em 1996 por Tracyanne Campbell, John Henderson, e Gavin Dunbar. O álbum mais recente da banda, ”My Maudlin Career”, tem como data oficial de lançamento 21 de Abril de 2009, mas vazou na net meses antes.


Membros atuais:

* Tracyanne Campbell, ex-namorada de Stuart Murdoch, líder do Belle and Sebastian - guitarra e voz
* Carey Lander - piano, orgão e voz
* Kenny McKeeve - guitarra, bandolim, harmónica e voz
* Gavin Dunbar - baixo
* Lee Thomson - bateria
* Nigel Baillie - trompete e percussão


Antigos membros

* John Henderson - (1996-2004) - voz e percussão







Discografia:


Biggest Bluest Hi Fi (Novembro de 2001, Andmoresound)

Underachievers Please Try Harder (Setembro de 2003, Elefant)

Let's Get Out of This Country (Junho de 2006, Merge)

My Maudlin Career (Abril de 2009)




CAMERA OBSCURA- SITE OFICIAL

domingo, 8 de agosto de 2010

BEIRUT



Beirut é uma banda formada em 2006 em Santa Fé (Novo México) por Zach Condon. Em 6 de Novembro de 2006, a etiqueta britânica 4AD lançou o primeiro disco de Beirut, este editado graças à colaboração de Jeremy Barnes (Neutral Milk Hotel) e Heather Trost (A Hawk and a Hacksaw). A banda é fortemente influenciada pela música Folk, trazendo assim instrumentos como violinos, violoncelos, órgãos, pianos, ukeleles, tambores, congas, clarinetes, bandolim, guitarra, e trompetes. Apesar da pouca idade (22 anos de idade) Zach foi capaz de encontrar novos mundos sonoros e transferi-los para a sua música; ele combina elementos/sons do folk com música do leste europeu. Em muito pouco tempo Beirut conquistou espaço chocando a opinião pública e os meios de comunicação que deram pouca importância à banda. A imprensa musical britânica elogiou o trabalho da banda a partir do álbum “Gulag Orkestar” traduzindo este trabalho como “Sublime misto de optimismo e de demissão…Um álbum maravilhosamente estranho e curioso”. Zach Condon é geralmente acompanhado por Perrin Cloutier (violoncelo / acordeão), Paul Collins (órgão / teclados / pandeireta / ukulele), Jason Poranski (bandolim / ukulele), Kristin Ferebee (violino), Jon Natchez (sax barítono / bandolim / Glockenspiel), Nick petree (bateria / percussão) e Kelly Pratt (trompete / euphonium), mais a ajuda de Jeremy Barnes e Heather Trost.


 
 
Discografia:
 
-The Joys of Losing Weight (usando o nome “Realpeople”)

-Gulag Orkestar (9 de Maio, 2006)
-The Flying Club Cup (9 de Outubro, 2007)
-Live at the Music Hall of Williamsburg (Junho, 2009)




BEIRUT- SITE OFICIAL